DUREZA

"It´s better to burn out than to fade away"

sábado, 22 de janeiro de 2011

Hematúria de Esforço

Hematúria é o nome que se dá a presença de sangue na urina.

"A hematúria pode aparecer após esforço físico intenso e costuma não ter nenhum significado clínico. Sangramentos em jovens, sem outros sintomas ou sinais associados e sem alteração da creatinina, também costumam ser benignos e devem ser apenas acompanhados periodicamente, assim como hematúria transitória. "- Dr. Pedro Pinheiro.

Segundo o Dr. Rodolfo F. Forster
"Como é do conhecimento geral, o exercício físico é de grande valor na profilaxia das doenças coronárias, respiratórias, vasculares e cerebrais, na redução do peso corporal, no controle da diabete entre outras.
Entretanto, com a difusão do conceito de que “correr faz bem a saúde”, um grande número de pessoas iniciam exercícios físicos sem o conhecimento mínimo das possíveis complicações que poderão advir da falta de moderação nos exercícios.
Dentre essas complicações, estão as do sistema genito-urinário, a saber:
hematúria (sangue na urina), hemoglobinúria e miohemoglobinúria (urina de cor marron), orquites e epididimites (inflamação dos testículos), torção do testículo em jovens, rotura do testículo e incontinência urinária de stress (perda de urina aos esforços físicos).


Hematuria – O sangue na urina pode aparecer por litiase (pedra) preexistente no rim, bacinete ou uréter que traumatiza o urotélio normal, durante o exercício físico, produzindo sangramento que será eliminado com a urina.
Outra causa da hematúria é chamado traumatismo de bexiga em corredores de longa distância ou hematúria dos 10.000 metros
.


O Dr. Blacklock observou sangue na urina de jovens envolvidos em exercícios físicos pesados nos serviços das forças armadas de Inglaterra.
Em oito de dezoito pacientes sem lesões do sistema urinário superior (rim e uréter) foram identificados contusões de bexiga em cistoscopias após os exercícios. Os pacientes eram invariavelmente corredores de 10.000 metros (ou mais) e hematúria, sem dor, foi uma ocorrência ocasional e verificada na primeira micção após a corrida. Em todos os casos, apesar da hematúria ser profusa e com pequenos coágulos, a urina se tornou clara após 24 horas de repouso, porque a lesão é superficial e regride espontaneamente.
Os exames cistoscópicos demonstraram contusões localizadas na parede da bexiga com perda de urotélio durante as 48 horas após o evento. As lesões eram mais acentuadas na parede supero-posterior da bexiga e desapareceram rapidamente.

Essas lesões parecem ser causadas por repetidos impactos da flácida parede da bexiga contra a base vesical, de estrutura relativamente fixa e muito mais espessa. A força de uma crescente pressão infra-abdominal, pelo exercício físico, força a parece posterior da bexiga contra a base (chamada trigono vesical) provocando o traumatismo.
Quando a hematúria não ocorre, há presumivelmente urina suficiente dentro da bexiga para agir como coxim hidrostático que impede o traumatismo.
Para evitar esta ocorrência seria necessário beber líquidos antes da corrida ou omitir esvaziar a bexiga totalmente neste período, porém, nenhuma destas medidas é facilmente aceite por atletas dedicados."

9 comentários:

  1. à cerca de oito anos venho tentando descobrir o problema de meu filho e numa consulta ouvi a palavra hematúria e pesquisando aqui vi que o problema de meu filho se encaixa no que acabei de ler.Agradeço a todas as pessoas que se dedicam a colocar conhecimentos como esses na internet.Hoje estou mais aliviado com as informações que adquiri.

    ResponderEliminar
  2. DOIS DIAS ATRÁZ AO TENTAR MOVER UM PESO COM UM DOS PÉS, SENTI UMA FORTE FISGADA NO ABDOMEM, E PASSADOS DOIS DIAS, APARECERAM FORTES DORES ABDOMINAIS E NUM DADO MOMENTO OBSERVAMOS QUE A URINA APRESENTAVA- SE COM COR AMARRONZADA, FATO ESTE QUE NOS CAUSOU GRANDE PREOCUPAÇÃO.
    RESOLVI PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO NA INTERNET E DIANTE DESTA MATERIA POSTADA FICO MAIS TRANQUILO, POIS IMAGINAVA QUE SERIA ALGO MAIS GRAVE. FUI AO MEDICO E O MESMO RECEITO UMA MEDICAÇÃO E RECOMENDOU REPOUSO ABSOLUTO.
    FICO AGRADECIDO PELA INFORMAÇÃO.
    24.12.2011

    ResponderEliminar
  3. Sim amigo é verdade que um esforço físico com uma carga pesada, seja devido a um movimento brusco, falta de aquecimento muscular ou má postura física, poderá ser suficiente para ocorrer um pequeno derrame ou até mesmo uma lesão mais danosa. Em 1995 cai de mota, ia bem de vagar, mas depois, com "a raiva" peguei/levantei a mota em peso, no dia seguinte urinei sangue. Acontece. No entanto recomendo-o sempre a efectuar exames médicos/análises mais não seja para ficar tranquilo. Abraço, saúde e Boas Festas.

    ResponderEliminar
  4. Meu filho hoje tem 6 anos e des dos três anos que ele vem apresentando hematúrias, já o levei em vários especialistas, já fez vários tipos de exames e o médico não encontrou nada que possa esplicar esse acontecimento. Então o uropediatra chegou a conclusão que seria ematúrias de esforço. Mas cada ves que isso contece parece que fico sem chão, queria na verdade uma resposta que me esclerecesse que meu filho não corre risco de vida.

    ResponderEliminar
  5. Com 6 anos não me parece muito normal ser derivado a esforço, mas como não sou médico não arrisco qualquer tipo de comentário. Aconselho-a sim a levar a situação muito a sério e procurar uma opinião credivel e/ou 2ª opinião. Poderá ser uma situação mais simples, no entanto, terá sempre que ser esclarecida. Insista com o médico de família e ou especialista. As melhoras do menino.

    ResponderEliminar
  6. tambem me encacho nessas situaçoes pois nao e sempre mais quando corro muito exagerado mesmo quando vou urinar meu xixi sai muito vermelho tambem irei procura ajuda pois eu pensei que nao era tao grave .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo, isto aconteceu comigo..Nossa tomei um suto após a ingestão de muita água passsou

      Eliminar
  7. Parece engraçado eu tenho a Mesma Situação à 2 Anos venho sofrendo com isso Tenho 24 Anos de Idade Quando eu Ando Muito de Bicicleta e quando tenho relação sexual acabo urinado sangue coagulado as vezes o canal da urina fica tampado dificultando eu de consegui urinar procuro soluçao e nao encontro.

    ResponderEliminar
  8. Ola sou pedreiro toda vez q fasso esforso fisico exagerado urino sangue.hoje mesmo sol de 40 graus na picareta bebi muita água mas nao foi suficiente urinei quase sangue
    puro .no dia segunte vouta ao normal.se idrata bem ...abraço a todos fiquem com Deus.

    ResponderEliminar